GENÉTICA

Genoma Humano
Nosso DNA é bem parecido com outros organismos...



Ficou curioso!!!!!
Acesse:
http://genoma.ib.usp.br
E saiba mais.
Projeto Semear Ciência

Tabela de Códons

    Segue, abaixo, a tabela de códons de RNA.




Plantas transgênicas

 A produção agropecuária sustentável é proporcional ao grau de aplicação dos conhecimentos científicos que nela se faz. É truísmo dizer que a eficiência e a segurança dessa indústria são diretamente proporcionais ao desenvolvimento da biotecnologia, que depende dos conhecimentos científicos nela aplicados. Entretanto, a maior parte da querela sobre os produtos da biotecnologia, decorrentes da moderna genética molecular, exibe uma estranha posição dos conservacionistas, preocupados com possíveis riscos que até agora têm sido superados pela própria tecnologia.
     A humanidade evolui por meio do conhecimento científico. Mas esse conhecimento é muito mal distribuído, e as distâncias aumentam velozmente entre a elite da inteligência, que gera o progresso da ciência, e toda a longa escala decrescente, até as tribos primitivas selvagens. O problema surge quando os detentores desse conhecimento perdem a confiança dos cidadãos, manobrados por grupos de interesses. Atrasa-se o progresso científico e tecnológico nas regiões afetadas por essa subversão de funções sociais. A história mostra que alguns países estacionam e regridem; outros avançam, sempre na frente.
     Todas as plantas cultivadas são geneticamente modificadas. Há mais de dez mil anos os agricultores iniciaram um lento processo de melhoramento pela seleção de sementes das melhores plantas e de seus cruzamentos espontâneos, enquanto domesticavam e também alteravam características de muitos animais. Plantas e animais domésticos atuais dificilmente sobrevivem na natureza.
     Com a redescoberta das leis da herança biológica em 1900, a partir dos trabalhos do abade Gregor Mendel (1822-84), foi possível planejar e executar cruzamentos controlados, seguidos de seleção calculada. Com a aplicação desses conhecimentos, o progresso do melhoramento genético e a produtividade agropecuária aumentaram dezenas de vezes mais no século XX que nos milhares de anos anteriores.
     Com maior disponibilidade de alimentos e avanços na saúde pública, a população humana aumentou rapidamente. Entretanto, o atraso educacional e tecnológico de algumas populações densas levou à baixa produção de bens e alimentos. Para salvar da inanição milhões de pessoas nessas regiões, boas sementes, fertilizantes e agrotóxicos foram utilizados em escala crescente, na chamada revolução verde, cuja contribuição, porém, já é insuficiente.
     Para aumentar a produção agropecuária, reduzindo-se o uso de adubos químicos e agrotóxicos, é necessário equipar plantas e animais domésticos com defesas genéticas contra patógenos e pragas. Na década de 1970, a engenharia genética iniciou a transferência controlada de genes para vegetais, a produção de vacinas transgênicas e outras proteínas terapêuticas.
     Como espécie dominante, a população humana tende a ocupar todo o espaço vital, podendo excluir os demais seres, exceto os que decidir preservar. Entretanto, qualquer espécie vegetal, animal ou de microrganismos pode ser preciosa doadora de genes, previamente escolhidos, para a espécie receptora. Quando se obtém a integração do gene, com um promotor,* em uma planta ou um animal, realiza-se uma série de rigorosos testes para verificar se o gene incorporado no DNA do organismo transgênico está sendo transcrito em seu RNA e se a proteína correspondente está sendo sintetizada. Determina-se em que tecidos ou órgãos está sendo ativado o transgene, de acordo com o controle exercido pelo sistema genético regulador. O promotor1 de cada gene é uma porta "fechada a sete chaves", sendo cada chave um sítio pelo qual somente o sistema de controle transcricional pode ativar os genes normalmente inativados pela capa de cromatina.
     As plantas que apresentam o resultado desejado são multiplicadas em laboratório depois de muitos testes e controles, passando em seguida para aclimatação em câmaras de cultura, casas de vegetação e, finalmente, canteiros experimentais isolados, nos quais são selecionadas em competição com os cultivares originais. Antes do lançamento da planta transgênica, como produto, são feitos testes de campo em grande escala para verificar se o cultivar apresenta vantagem em relação ao original. Os transgênicos são liberados sob condições, ficando em observação permanente. Essa é a longa fase em que se exerce a mais cuidadosa precaução, até hoje, para lançar um novo cultivar. Ninguém tem interesse em lançar um novo cultivar — transgênico ou não — que não seja superior aos anteriores.

Vantagens das plantas transgênicas
     1) Toda variabilidade genética dos organismos da Terra fica à nossa disposição, para transferência de genes. Portanto, não haverá exaustão da variabilidade genética para o melhoramento de vegetais e animais domésticos.
     2) Em uma "construção", usa-se um promotor para fazer o gene funcionar de maneira programada no tecido ou órgão, com a intensidade e no tempo de desenvolvimento do organismo escolhido. Também é possível usar promotores que superativem o gene com o aumento da salinidade, do frio, do calor ou da luminosidade ambiente.
     3) Obtêm-se plantas resistentes a insetos, pragas, herbicidas, metais tóxicos do solo, fungos e amadurecimento precoce. Além disso, elas apresentam teor protéico maior e proteínas mais completas, óleos mais saudáveis, arroz com carotenos, cenouras com vitamina C etc.
     4) O "princípio da precaução" — que recomenda cuidados para evitar a degradação ambiental — é exercido antes do lançamento dos cultivares transgênicos, que até o momento não apresentaram nenhum inconveniente. As plantas transgênicas, com suas defesas genéticas, possibilitam aumentar a produtividade, com efetiva redução no uso de agrotóxicos e nos custos de produção, tornando-se assim adequadas para evitar a degradação ambiental.

Desvantagens das plantas transgênicas

     1) Poucos laboratórios têm os equipamentos e reagentes dispendiosos e, principalmente, os pesquisadores capazes de obter organismos transgênicos com toda segurança requerida pela Lei de Biossegurança, fiscalizada pela CTNBio.
     2) Após a obtenção da planta transgênica, segue-se a fase mais longa e dispendiosa, que demora cinco ou mais anos. Milhões de reais são necessários para selecionar e desenvolver o produto, atividades que geralmente ficam a cargo de empresas de biotecnologia, incipientes no Brasil, o que poderá nos tornar mais dependentes das grandes empresas que detêm patentes de processos e produtos biotecnológicos.
     3) Apesar de as plantas transgênicas serem cultivadas em mais de quarenta milhões de hectares e consumidas por milhões de pessoas há mais de cinco anos, sem inconvenientes, organizações leigas conservacionistas, de caráter não-governamental, que deveriam apoiar a nova tecnologia, estranhamente não reconhecem essas vantagens e conseguem assustar os consumidores de vários países, submetidos a propagandas movidas a milhões de dólares.
     4) Os alimentos ‘orgânicos’, isentos de agrotóxicos e cultivados de forma primitiva, parecem ideais. Entretanto, sua produção, não passando de 1% do necessário para a população mundial, é mais cara e demanda muito trabalho e espaço. Os custos aumentam exponencialmente quando se ampliam as áreas com essas culturas. Os adubos orgânicos usados na cultura de verduras podem conter bactérias como a Salmonela e a E. coli 715 H7, potencialmente capazes de fazer vítimas, quando a desinfecção dos vegetais não for rigorosa.
     Portanto, a maior desvantagem das plantas transgênicas é que o povo acredita facilmente em propaganda contra algo novo, que dependa de conhecimentos científicos que ele não domina. É mais fácil continuar a usar alimentos conhecidos. Somente as populações mais instruídas, que têm confiança nos novos produtos resultantes da biotecnologia, se manterão à frente do progresso científico e tecnológico. A miséria, a fome e as doenças flagelam mais os povos menos instruídos.

Fonte:

CORDEIRO, A. R.: ‘Plantas transgênicas: o futuro da agricultura sustentável’. História, Ciências, Saúde — Manguinhos, vol. VII(2), 499-502, jul. out. 2000.



36 comentários:

  1. A partir do texto-Plantas transgênicas: o futuro da agricultura sustentável, de Cordeiro (2000) escreva a sua opinião sobre as plantas transgênicas. Ao cita textos de outros autores não esqueça de cita as fontes de pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Alimentos transgênicos são aqueles que tem seu DNA modificado,é inserido material genético de outros seres vivos,para que o alimento tenha uma característica de outro ser vivo,como por exemplo aumentando a resistência de uma planta usando material genético de uma bactéria.
    Na minha opinião os transgênicos são ótimos para a agricultura,pois alterando o DNA dos alimentos eles se tornam mais resistentes a pragas e a pesticida,assim aumentando a durabilidade dos alimentos. Porém os alimentos transgênicos podem trazer consequências negativas para o meio ambiente e para nosso organismo, podendo causar interferência no tratamento de doenças, poluição do solo e dos lençóis de água, auxiliando no processo de infertilidade do solo.
    fonte: http://www.mundoeducacao.com/saude-bem-estar/alimentos-transgenicos.htm

    ResponderExcluir
  3. As plantas transgênicas são geneticamente modificadas com o objetivo de torna-las resistentes a pragas e também para que tenham um valor nutricional maior.
    Estas plantas algumas vezes são modificadas para terem um amadurecimento prolongado , isto é resistir por mais tempo, outro lado bom e que podem se modificadas para ter uma produção maior, mas por outro lado elas também podem causar reações alérgicas em algumas pessoas e também a seleção natural geralmente e maior em alimentos não transgênicos .

    ResponderExcluir
  4. Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.O DNA desses alimentos é modificado.
    Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta.Um dos pontos positivos é aumento da produção e um dos pontos negativos é aumento de reação alérgica em determinadas pessoas. fonte: http://www.infoescola.com/genetica/alimentos-transgenicos/. Em minha opinião Hoje sem as modificações genéticas não teríamos uma produção suficiente para abastecer o mundo, que já passa por problemas de falta de alimentos pouca produção e muita demanda. Mayara N:31 2A

    ResponderExcluir
  5. Mikaela A. De Carvalho5 de outubro de 2013 às 05:17

    A transformação genética é a transferência (introdução) de
    um ou vários genes em um organismo sem que haja a fecundação ou
    o cruzamento. Os organismos transformados geneticamente recebem
    o nome de transgênicos e os genes inseridos são denominados de
    transgenes. Estes organismos também são chamados de organismos
    geneticamente modificados (OGMs). Portanto, vegetais transformados
    geneticamente são chamados de plantas transgênicas.
    A principal vantagem para o melhorista no uso da tecnologia
    dos transgênicos é a possibilidade de transferência de características
    (genes) de plantas não relacionadas (ou seja, sexualmente
    incompatíveis) ou mesmo de animais e microorganismos. No
    melhoramento convencional, a troca de genes está limitada somente
    a espécies que são sexualmente compatíveis.

    - Professor, não mandei este comentário antes pelo motivo de não estar com internet. Por favor considerar, obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Transgênicos são os vegetais que receberam genes de um outro organismo, também chamados de Organismos Geneticamente Modificados (OGM). Os genes introduzidos podem ser de uma espécie diferente de planta, de uma bactéria ou até de um animal.

    Eles têm como finalidade tornar a planta resistente a herbicidas, antibióticos, pragas de insetos, viroses, tornar o vegetal produtor de substâncias importantes na nutrição humana, como o betacaroteno, precursor da vitamina A, ou dar resistência às variações ambientais, como temperatura, falta de água, salinidade etc.

    nº 03 2ªA

    ResponderExcluir
  7. As plantas que apresentam o resultado desejado são multiplicadas em laboratório depois de muitos testes e controles, passando em seguida para aclimatação em câmaras de cultura, casas de vegetação e, finalmente, canteiros experimentais isolados, nos quais são selecionadas em competição com os cultivares originais Iva mayara 2 A N 20

    ResponderExcluir
  8. Helen n° 17 2°ano A6 de outubro de 2013 às 15:26

    Alimentos transgênicos são aqueles que tem seu DNA modificado,é inserido material genético de outros seres vivos,para que o alimento tenha uma característica de outro ser vivo,como por exemplo aumentando a resistência de uma planta usando material genético de uma bactéria.
    Na minha opinião os transgênicos são ótimos para a agricultura,pois alterando o DNA dos alimentos eles se tornam mais resistentes a pragas e a pesticida,assim aumentando a durabilidade dos alimentos. Porém os alimentos transgênicos podem trazer consequências negativas para o meio ambiente e para nosso organismo, podendo causar interferência no tratamento de doenças, poluição do solo e dos lençóis de água, auxiliando no processo de infertilidade do solo.

    ResponderExcluir
  9. As plantas transgênicas são geneticamente modificadas com o objetivo de torna-las resistentes a pragas e também para que tenham um valor nutricional maior.
    Estas plantas algumas vezes são modificadas para terem um amadurecimento prolongado , isto é resistir por mais tempo, outro lado bom e que podem se modificadas para ter uma produção maior, mas por outro lado elas também podem causar reações alérgicas em algumas pessoas e também a seleção natural geralmente e maior em alimentos não transgênicos .

    ResponderExcluir
  10. Alimentos transgênicos são aqueles que tem seu DNA modificado,é inserido material genético de outros seres vivos,para que o alimento tenha uma característica de outro ser vivo,como por exemplo aumentando a resistência de uma planta usando material genético de uma bactéria.
    Na minha opinião os transgênicos são ótimos para a agricultura,pois alterando o DNA dos alimentos eles se tornam mais resistentes a pragas e a pesticida,assim aumentando a durabilidade dos alimentos. Porém os alimentos transgênicos podem trazer consequências negativas para o meio ambiente e para nosso organismo, podendo causar interferência no tratamento de doenças, poluição do solo e dos lençóis de água, auxiliando no processo de infertilidade do solo.

    ResponderExcluir
  11. Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro.
    Na minha opinião os alimentos transgênicos são bons para agricultura pois quando aumentam o DNA deles eles ficam mais resistentes contra as pragas e os fungos. Mais também ele pode trazer consequências para o nosso organismo e para o meio ambiente
    Vania N 43 2 Serie A

    ResponderExcluir
  12. Alimentos transgênicos são aqueles que tem seu DNA modificado,é inserido material genético de outros seres vivos,para que o alimento tenha uma característica de outro ser vivo,como por exemplo aumentando a resistência de uma planta usando material genético de uma bactéria. 2º A
    Na minha opinião os transgênicos são ótimos para a agricultura,pois alterando o DNA dos alimentos eles se tornam mais resistentes a pragas e a pesticida,assim aumentando a durabilidade dos alimentos. Porém os alimentos transgênicos podem trazer consequências negativas para o meio ambiente e para nosso organismo, podendo causar interferência no tratamento de doenças, poluição do solo e dos lençóis de água, auxiliando no processo de infertilidade do solo.

    ResponderExcluir
  13. Escola Matarazzo - Raquel Da Silva Santos 2ºB - Manhã
    As plantas transgénicas que são plantas que foram geneticamente modificados, uma abordagem de melhoramento que utiliza técnicas de ADN recombinante para criar plantas com novas caracteristicas. Elas são identificadas como uma classe de organismos geneticamente modificados (OGM).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar a sua opinião, com base no texto, sobre as plantas transgênicas.

      Excluir
  14. Transgênicos são os vegetais que receberam genes de um outro organismo, também chamados de Organismos Geneticamente Modificados (OGM). Os genes introduzidos podem ser de uma espécie diferente de planta, de uma bactéria ou até de um animal.
    Entendi que eles têm como finalidade tornar a planta resistente a pragas de insetos, viroses,e com isso tornar o vegetal produtor de substâncias importantes na nutrição humana, como o precursor da vitamina A, ou dar resistência às variações ambientais, como temperatura, falta de água, etc ...
    -Izabella Giovana Dos Santos Silva 2B Manhã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colocar a sua opinião, com base no texto, sobre as plantas transgênicas.

      Excluir
  15. Transgênicos são os vegetais que receberam genes de um outro organismo, também chamados de Organismos Geneticamente Modificados (OGM).Alimentos transgênicos são aqueles que tem seu DNA pois alterando o DNA dos alimentos eles se tornam mais resistentes a pragas e a pesticida,assim aumentando a durabilidade dos alimentos. modificado,é inserido material genético de outros seres vivos,para que o alimento tenha uma característica de outro ser vivo,como por exemplo aumentando a resistência de uma planta usando material genético de uma bactéria.! 2 Ano B , Numero 16 Turma da Manhã

    ResponderExcluir
  16. Plantas transgênicas são plantas em que foram introduzidos um ou mais genes vindos de um outro organismo (outra espécie de planta, animal, bactéria, etc...), pelas técnicas da engenharia genética. São conhecidas também como organismos geneticamente modificados (OGM), sendo que este termo aplica-se também a animais e bactérias transgênicas. Por enquanto, o objetivo de se obter plantas transgênicas tem sido o de diminuir os custos de produção (plantas resistentes a pragas, doenças ou herbicidas) ou de aumentar a qualidade nutricional do produto (melhorando sua aparência, conteúdo nutricional, etc...). OGMs são obtidos utilizando-se a biotecnologia, mas é importante reconhecer que OGMs e biotecnologia não são a mesma coisa. O termo "biotecnologia" engloba um grande campo de pesquisa, onde a obtenção de OGMs é apenas uma parte. Na minha opinião as plantas trangenicas são feitas em laboratorios para transforma em outra especie de planta. ALUNA:MARIANA 2ano B n/23 turma manhã

    ResponderExcluir
  17. Josué Rocha Veloso. 2ºA Manhã.

    As que sofrem alterações em seu DNA para tornarem-se mais resistentes a pragas, por exemplo,e, são multiplicadas em laboratório, são denominadas transgênicas.
    Baseado no texto, postado nessa página, considero que as plantas transgênicas têm um grande potencial, principalmente da perspectiva financeira, já que podem se tornar resistentes a pragas e serem multiplicadas em alta escala, entretanto creio que não se pode ignorar os riscos envolvidos nesse tipo de projeto. Segundo o texto, poucos laboratórios tem os recursos necessários para esse tipo de produção, entretanto por ser um meio lucrativo, não é difícil imaginar pessoas sem os devidos recursos "desenvolvendo plantas transgênicas", o que seria muito problemático; além disso mesmo as produzidas corretamente, em escala mundial, podem afetar o meio ambiente negativamente, e creio que de maneira não completamente previsível.

    ResponderExcluir
  18. Yuri ranchel 2°A manhã

    Na minha opinião, Os transgênicos, pela alteração gênica que os permite resistir a pragas e a pesticidas, favorece o produtor, já que pela resistência é possível obter aumentos na produção e ainda na durabilidade do alimento, mas os alimentos transgenicos tem consequencias a saúde, ao consumir esse alimento "voce" pode ter reaçoes alergicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wesley Souza e Marcos Paulo 2°A manhã
      na minha opinião as plantas transgênicos , passam por uma mudança genética que ajuda a resistir as pragas e também as pesticidas , ajuda também na produção desse alimento e também na durabilidade , mais ao consumir esse alimento pode causar a reação alérgica .

      Excluir
  19. Daniel Barros Daré. 2ºA manhã

    Sobre plantas transgênicas , podemos dizer que são plantas que tem seu DNA alterado para se tornarem mais resistentes contra pragas.
    Após a leitura do texto , eu vejo que a utilização destas ''plantas'' tem dois lados sendo um , muito bom em quesitos financeiros pois elas por serem mais resistentes e de ''fácil'' multiplicação estará cortando gastos e prejuízos por não haver perda dos produtos , já o outro é muito ruim pois o consumo e o plantio delas geram muitos problemas como por exemplo o plantio exagerado de plantas transgênicas traz desgastes ao solo , assim deixando-o inferil
    Como consideração final não sou a favor do uso de plantas transgênicas , pelos seus efeitos negativos ao meio ambiente

    ResponderExcluir
  20. Luana T Menezes da Silva n17 2ºC Manhã.
    Na minha opinião Plantas transgênicas possuem um gene ou genes que tenham sido transferidos de uma espécie diferente. Embora DNA de outras espécies podem ser integradas em um genoma vegetal por processos naturais, a expressão "plantas transgênicas" refere-se a plantas criadas em laboratório utilizando uma tecnologia de ADN recombinante. O objetivo é desenhar plantas com características específicas de inserção artificial de genes de outras espécies ou, por vezes completamente diferentes reinos.

    ResponderExcluir
  21. As plantas trangenicas são espécies vegetais que receberam dentro de uma de suas células material genético de outra espécie de biotecnologia, a maioria produzem frutos ou grãos, tais como: tomates, arroz, soja, milho, trigo, etc... Elas são utilizados para pesquisas científica, comercio ou processos industriais e contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

    Larissa dos Santos, Nº 19, 2ºE

    ResponderExcluir
  22. Plantas transgênicas são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contem materiais genéticos de outros organismos. No caso das plantas, por exemplo, espécies com um reduzido ciclo de vida podem ser utilizadas como "hospedeiras" para a inserção de um gene de uma planta com um ciclo de vida mais longo. Estas plantas transgênicas poderão depois ser utilizadas para estudar a função do gene de interesse mas num espaço de tempo muito mais curto. Beatriz Santos N 02 2ano B turma manhã

    ResponderExcluir
  23. Plantas Transgênicas o quer eu entendi foi que essas plantas são plantas geneticamente modificadas.

    n 32 turma 2 b

    ResponderExcluir
  24. Raiane Santos N°30 2°B --->Pelo meu entendimento Plantas transgênicas nada mais é que: A transformação genética,a introdução de um ou vários genes em um organismo sem que haja a fecundação ou o cruzamento. Os organismos que são transformados geneticamente recebem o nome/são chamados de transgênicos e os genes que são inseridos são transgenes. Estes organismos também podem ser chamados de organismos geneticamente modificados(OGMs). Portanto eles são vegetais transformados que geneticamente são chamados de plantas transgênicas.

    ResponderExcluir
  25. jayne oliveira 2B N 12
    Plantas transgênicas
    A transformação genética é a transferência de um ou vários genes em um organismo sem que haja a fecundação ou o cruzamento,os organismos transformados geneticamente sao chamados de (transgênicos) e os genes inseridos sao (transgenes) mais ambos podem ser chamados de organismos geneticamente modificados.Uma planta transgênica é formada por seis paços,os métodos de transformação de plantas podem ser divididos em:indiretos e diretos.
    A transferência de Dna por meio da agrobacterium é o mais usado na obtenção de plantas transgênicas.

    Pelo meu entendimento plantas trangenicas sao a transformaçao genetica que pode ser de uma ou varios genes,sem que haja a fecundaçao ou o cruzamento,mais isso tem um processo antes de serem chamadas de plantas transgênes.


    ResponderExcluir
  26. A transformação genética é a transferência (introdução) de
    um ou vários genes em um organismo sem que haja a fecundação ou
    o cruzamento. Os organismos transformados geneticamente recebem
    o nome de transgênicos e os genes inseridos são denominados de
    transgenes. Estes organismos também são chamados de organismos
    geneticamente modificados (OGMs). Portanto, vegetais transformados
    geneticamente são chamados de plantas transgênicas.

    Fonte: http://www.bespa.agrarias.ufpr.br/paginas/livro/capitulo%20transgenicos.pdf
    Nome: Caio Ludigero
    Nº: 08
    Série: 2º C
    Período: Manhã

    ResponderExcluir
  27. plantas transgênicas, também chamadas de Organismos Geneticamente Modificados, alimentos derivados delas e segurança alimentar. As biotecnologias modernas são ferramentas de grande potencial de reprogramação dos seres vivos. Contudo, o maior problema na análise de risco destes organismos gerados pela biotecnologia é que seus efeitos não podem ser previstos em sua totalidade. Os riscos à saúde humana incluem aqueles inesperados, alergias, toxicidade e intolerância. No ambiente, as conseqüências são a transferência lateral de genes, a poluição genética e os efeitos prejudiciais a organismos não-alvo. O princípio da equivalência substancial, até agora utilizado, deveria ser abandonado em favor de um cientificamente embasado. Com a aprovação em janeiro de 2002 do Protocolo Internacional de Biossegurança, o princípio da precaução foi estabelecido como básico e a rotulagem tornou-se obrigatória. A percepção pública obriga empresas e cientistas a um maior uso da ciência na análise de risco antes do consumo destes alimentos (AU)
    Fonte: Rev. nutr;16(1):105-116, jan.-mar. 2003.
    Nome:Gabriel Porfírio
    Número:18
    Série: 2 c

    ResponderExcluir
  28. Plantas transgênicas são plantas em que foram introduzidos um ou mais genes vindos de um outro organismo como: outra espécie de planta, animal, bactéria, etc, pelas técnicas da engenharia genética. São conhecidas também como organismos geneticamente modificados, sendo que este termo aplica-se também a animais e bactérias transgênicas.

    Bruno Nunes N°04 Serie 2° E

    ResponderExcluir
  29. As plantas transgênicas são geneticamente modificadas com o objetivo de torna-las resistentes a pragas e também para que tenham um valor nutricional maior.
    Estas plantas algumas vezes são modificadas para terem um amadurecimento prolongado , isto é resistir por mais tempo, outro lado bom e que podem se modificadas para ter uma produção maior, mas por outro lado elas também podem causar reações alérgicas em algumas pessoas e também a seleção natural geralmente e maior em alimentos não transgênicos .
    A transferência de Dna por meio da agrobacterium é o mais usado na obtenção de plantas transgênicas.

    Pelo meu entendimento plantas trangenicas sao a transformaçao genética que pode ser de uma ou vérios genes,sem que haja a fecundação ou o cruzamento,mais isso tem um processo antes de serem chamadas de plantas transgênes.

    ResponderExcluir
  30. Plantas transgênicas são plantas em que foram introduzidos um ou mais genes vindos de um outro organismo (outra espécie de planta, animal, bactéria, etc...), pelas técnicas da engenharia genética. São conhecidas também como organismos geneticamente modificados (OGM), sendo que este termo aplica-se também a animais e bactérias transgênicas. Por enquanto, o objetivo de se obter plantas transgênicas tem sido o de diminuir os custos de produção (plantas resistentes a pragas, doenças ou herbicidas) ou de aumentar a qualidade nutricional do produto (melhorando sua aparência, conteúdo nutricional, etc...). OGMs são obtidos utilizando-se a biotecnologia, mas é importante reconhecer que OGMs e biotecnologia não são a mesma coisa. O termo "biotecnologia" engloba um grande campo de pesquisa, onde a obtenção de OGMs é apenas uma parte. NATANEL n27 2anoB

    ResponderExcluir
  31. São plantas geneticamente modifcadas que receberam material genético (DNA) de uma outra espécie de ser vivo (de uma planta, animal, bactéria, etc.). É no DNA que estão as informações que determinam todas as características dos seres vivos. Nas plantas, o DNA define, por exemplo, a altura, a cor, o formato, a época de frutifcar, etc.

    As possibilidades de combinações na manipulação das plantas, através da transferência de genes de uma espécie para outra, são inúmeras. Na grande maioria dos casos o objetivo é garantir o maior controle das transnacionais da biotecnologia sobre as sementes.Foi nesse sentido que, há cerca de 10 anos, as transnacionais começaram a investir no desenvolvimento das tecnologias de restrição do uso genético – as sementes Terminator. Visam proteger suas patentes e aprofundar o controle do mercado de sementes, bem como o domínio sobre os agricultores e países onde atuam.

    ResponderExcluir
  32. Transgênicos são os vegetais que receberam genes de um outro organismo, também chamados de Organismos Geneticamente Modificados (OGM). Os genes introduzidos podem ser de uma espécie diferente de planta, de uma bactéria ou até de um animal.
    Katia Rodrigues , nº16, 2º A ----http://www.objetivo.br/noticias.asp?id=3637
    Eles têm como finalidade tornar a planta resistente a herbicidas, antibióticos, pragas de insetos, viroses, tornar o vegetal produtor de substâncias importantes na nutrição humana, como o betacaroteno, precursor da vitamina A, ou dar resistência às variações ambientais, como temperatura, falta de água, salinidade etc.

    Alguns OGMs:

    Soja transgênica – torna a planta resistente ao herbicida glifosato, usado no combate ao crescimento de ervas daninhas.
    Tomate transgênico – os genes introduzidos no tomateiro tornam os frutos mais resistentes à decomposição e com maior quantidade de licopeno.
    Milho bt – recebeu genes de uma bactéria (Bacillus thurigiensis) que torna a planta venenosa, eliminando as lagartas que a atacam.
    Arroz dourado – produz betacaroteno, precursor da vitamina A.
    Algodão bt – produz toxina que elimina as lagartas que atacam as culturas do algodoeiro.

    ResponderExcluir
  33. A transformação genética é a transferência (introdução) de
    um ou vários genes em um organismo sem que haja a fecundação ou
    o cruzamento. Os organismos transformados geneticamente recebem
    o nome de transgênicos e os genes inseridos são denominados de
    transgenes. Estes organismos também são chamados de organismos
    geneticamente modificados (OGMs). Portanto, vegetais transformados
    geneticamente são chamados de plantas transgênicas.
    A principal vantagem para o melhorista no uso da tecnologia
    dos transgênicos é a possibilidade de transferência de características
    (genes) de plantas não relacionadas (ou seja, sexualmente
    incompatíveis) ou mesmo de animais e microorganismos http://www.bespa.agrarias.ufpr.br/paginas/livro/capitulo%20transgenicos.pdf Rute Targino N*38 serie 2*C

    ResponderExcluir